Obrigatórias
EMail

EED 5100 - INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA (72 horas/aula)

A Pedagogia e o problema da unidade especificidade, integração e autonomia das ciências da Educação. A formação profissional dos Educadores. Pedagogia e habilitações específicas (Educação Especial, Educação Infantil, Magistério de Ensino Médio, Orientação Educacional e Supervisão Escolar e Séries Iniciais).

EED 5103 - PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO I (54 horas/aula)

Gênese e constituição da rede escolar pública e formação do Estado Nacional. Desinteresse pela educação popular e demanda pela educação de elite. Na República Velha, educação como mediadora entre Estado e nação: a política de “redenção social” do brasileiro. A história (e, portanto, a educação) como campo de possibilidades.

EED 5104 - PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO II (72 horas/aula)

A constituição do sistema público de ensino no Brasil. Projetos educacionais nos Anos 20,30 e 40 do século XX: projeto liberal, projeto católico, projeto estatal. A reposição do projeto liberal nos anos 50 e anos 60. Outros projetos educacionais: libertário, socialista. Historiografia relativa ao período em estudo.

EED 5113 - POLÍTICAS PÚBLICAS (54 horas/aula)

Políticas públicas para a Educação e os Planos Governamentais. Planos Educacionais. História e política.

EED 5120 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (54 horas/aula)

Introdução à Educação Especial – visão ampla da Educação Especial e da classificação geral dos diversos tipos de deficiências, particularmente das deficiências da visão, da áudio comunicação, físicas e mentais bem como do superdotado e das chamadas dificuldades de aprendizagem, relacionados aos problemas educacionais comuns e específicos nelas envolvidos.

EED 5123 - AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (72 horas/aula)
Avaliação educacional: alternativas, riscos e demais implicações. Recursos atuais voltados à avaliação do desenvolvimento potencial.
EED 5181 - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR I (90 horas/aula)

Estrutura organizacional da escola e do ensino Fundamental. A relação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Educação Especial e integração na rede formal de ensino. O trabalhador em educação: profissão e gênero; formação, valorização profissional; ambiente e condições de trabalho.

EED 5182 - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR II (90 horas/aula)

Concepções de currículo. A nova sociologia e a teoria crítica do currículo. A teoria curricular e os aspectos da ideologia, cultura e poder. Currículo e identidade social: o currículo oculto e o manifesto. Currículo e cultura: relações interétnicas, gênero, diversidade, cultural, sexualidade. Currículo e os ritos de exclusão. Currículo o uso de tecnologias na produção de conhecimentos e a mídia. O currículo oficial: PCN, algumas propostas estaduais e municipais. O currículo e o PPP.

EED 5183 - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR III (90 horas/aula)

(Proposta Curricular) – Estrutura organizacional da Escola de Ensino Fundamental e Supletivo: relações com outros níveis de ensino. A questão do Ensino Noturno, Novas Tecnologias e Ensino Profissionalizante. – (Proposta – Fase) Avaliação escolar (uso de dados estatísticos (uso) de como instrumentos). Fracasso escolar – reprovação/evasão. Turmas de aceleração (ou dificuldades de aprendizagem). Integração no cotidiano escolar Estrutura organizacional de escola de Ensino Fundamental e Supletivo: relações com os outros níveis de ensino. A questão do ensino noturno. Novas tecnologias e ensino profissionalizante.

EED 5212 - ESTRATÉGIAS DO TRABALHO ESCOLAR (72 horas/aula)

Cotidiano escolar e inter-relação pedagógica: matrícula, formação de turmas, planejamento. Reuniões pedagógicas, conselho de classe, conselho deliberativo. Relações professor e aluno, etc.

EED 5303 - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (72 horas/aula)

O pensamento sociológico contemporâneo e a educação. Processos de socialização e educação escolar. Educação escolar e estrutura sócio-econômica da sociedade brasileira contemporânea.

EED 5305 -EDUCAÇÃO E TRABALHO (72 horas/aula)

Organização do trabalho na sociedade. O trabalho como princípio educativo. Cultura do trabalho e do aluno trabalhador. A questão da informação profissional.

EED 5308 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO I (72 horas/aula).

Pensar filosoficamente (criticamente) o ser social, a produção do conhecimento e a educação a partir de temas, tendo como eixo de análise o pensamento e a história; Introdução à filosofia (filosofia como questão e como resposta, atitude filosófica); Conhecimento (formas de conhecer, o conhecimento e os primeiros filósofos, os filósofos modernos e a teoria do conhecimento); Trabalho (atividade humana, alienação e estranhamento no trabalho capitalista); Educação (as imagens da infância no pensamento filosófico e na história)

EED 5309 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO II (72 horas/aula)

Pensar filosoficamente (criticamente) o ser social, a produção do conhecimento e a educação a partir de temas, tendo como eixo de análise o pensamento e a história: Ética (fundamentos da ética e da moral); Corpo (a corporeidade como produção histórica), Cultura (o homem como ser no mundo); Ciência (a revolução cientifica moderna); Educação e Trabalho.

EED 5311 - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I (72 horas/aula)

Iniciação à pesquisa vinculada ao campo da Educação. Noções Básicas para desenvolvimento do trabalho científico e da investigação pedagógica. Contato com produção científica atual vinculada a educação escolar. Aproximação da realidade escolar.

EED 5315 - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II (72 horas/aula)

Problemas básicos da pesquisa educacional. Métodos investigativos da pesquisa educacional. Abordagens qualitativas e quantitativas. Planejamento da investigação, execução, projeto e relatórios de pesquisa na área educacional. Definição de temáticas relativas a temas educacionais articuladas a grupos de pesquisa ou demandas emergentes no CED. Aproximação da realidade escolar.

EED 5316 - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III (72 horas/aula)

Desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa a partir dos temas definidos segundo demandas específicas ou particulares referentes a problemática educacional. Aproximação da realidade escolar, para desenvolvimento do estudo.

EED 5317 - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV (72 horas/aula)

Desenvolvimento dos projetos de pesquisa e processo de elaboração/execução da monografia. O papel da teoria e da prática da pesquisa na formação de professores. Aspectos teóricos-metodológicos e da pesquisa.

EED 5331 - TEORIAS DA EDUCAÇÃO (72 horas/aula)

A escola tradicional: a pedagogia da essência e a questão da diretividade. A escola nova: a pedagogia da existência e a questão da não diretividade. Concepção dialética como síntese superadora das escolas tradicional e nova.

EED 5416 - PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR (108 horas/aula)

Supervisão escolar: aspectos sociais, históricos e políticos no Brasil e em Santa Catarina Formação do profissional de educação. Relações de poder na escola. Ética e responsabilidade/compromisso profissional.

EED 5417 - PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ORIETAÇÃO EDUCACIONAL (108 horas/aula)

Orientação educacional: aspectos sociais, históricos e políticos no Brasil e em Santa Catarina. Formação do profissional de educação ética e responsabilidade/compromisso profissional.

EED 5501 - EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E POLÍTICOS (72 horas/aula)

Deficiência como fenômeno socialmente construído. Normalidade e deficiência: Discriminação e Diferença. Estigma e Identidade. Evolução histórica da Educação Especial no Brasil. A pessoa portadora de deficiência e as constituições. Estrutura e funcionamento da Educação Especial.

EED 5518 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO ESCOLAR I (72 horas/aula)

Levantamento de temática do cotidiano escolar. Organização de projeto de investigação/ação.

EED 5519 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO ESCOLAR II (288 horas/aula)

Etnografia, análise do cotidiano escolar. Desenvolvimento do projeto de investigação/ação. Elaboração de trabalho de conclusão do estágio. Seminário de socialização dos estágios.

EED 5520 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ÓRGÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (72 horas/aula).

Estudo das funções preventivas dos diferentes órgãos de educação. Planejamento do estágio. Atuação em Educação preventiva, no pré-escolar. Avaliação do estágio. Elaboração e discussão do Relatório.

EED 5524 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL I (72 horas/aula)

Levantamento de temáticas no cotidiano escolar. Organização de projeto de investigação/ação.

EED 5525 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE SUPERVISÃO ESCOLAR DA ESCOLA DE 1o E 2o GRAUS I (72 horas/aula)

Conhecimento da escola. Campo de estágio: realização de entrevistas, estudo dos documentos da escola. Ação dos professores e especialistas em educação no âmbito da escola e outras instituições. Definição do projeto pedagógico a ser desenvolvido no estágio. Elaboração do planejamento do estágio.

EED 5526 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1o E 2o GRAUS (288 horas/aula)

Planejamento: elaboração de instrumentos para observação e análise da ação administrativa na escola de 1o e 2o graus. Execução: observação, análise e participação nas atividades do administrador escolar de 1o e 2o graus. Avaliação do desempenho do estagiário

EED 5527 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL II (288 horas/aula)

Etnografia, análise do cotidiano escolar. Desenvolvimento do projeto de investigação/ação. Elaboração do trabalho de conclusão do estágio. Seminário de socialização dos estágios.

EED 5528 -ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE SUPERVISÃO ESCOLAR DA ESCOLA DE 1o E 2o GRAUS II (288 horas/aula)

Planejamento: elaboração de instrumentos para observação e análise da ação supervisora na escola de 1o e 2o graus. Execução: observação, análise e participação nas atividades do supervisor escolar de 1o e 2o graus. Avaliação do desempenho do estagiário na escola de 1o e 2o graus.

EED 5531 -ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL I (72 horas/aula)

A partir da cooparticipação em atividade de ensino para pessoas com necessidades especiais em sala de aula, elaborar projeto de pesquisa.

EED 5532 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II (216 horas/aula)

Executar projetos de pesquisas. Elaboração e defesa de monografia.

EED 5618 - ENSINO/EDUCAÇÃO ESPECIAL: ÁREA MENTAL (90 horas/aula)

Aprofundamento nos diferentes aspectos teóricos e metodológicos relacionados ao ensino da pessoa com necessidades especiais, valorizando seu desenvolvimento potencial: correntes, estratégias e recursos didáticos.

EED 5619 - ENSINO/EDUCAÇÃO ESPECIAL: ÁREA AUDITIVA (90 horas/aula)

Proposição de métodos, técnicas e recursos especiais, estudos, análise, seleção, utilização de equipamentos, bem como a elaboração de programas educacionais específicos.

EED 5620 - ENSINO/EDUCAÇÃO ESPECIAL: ÁREA VISUAL (90 horas/aula)

Aborda os métodos e técnicas de ensino para o educando com necessidades especiais. Enfatiza o Braile. Também com requisitos: a seleção e adaptação de materiais. Propõe alternativas para o arranjo de ambiente. Fornece informações sobre o uso de tecnologias. Discute estratégia de orientação e mobilidade.

EED 5621 - ENSINO/EDUCAÇÃO ESPECIAL: ÁREA FÍSICA (90 horas/aula)

Adaptação de materiais para o educando com necessidades especiais: arranjo de ambientes. Utilização de tecnologias. Discussão sobre a superação das barreiras arquitetônicas.

EED 5631 - SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (72 horas/aula)
EED 5632 - SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO EM ASSUNTOS PEDAGÓGICOS (72 horas/aula)

Abordagem de aspectos relacionados a ação do Supervisor Escolar e Orientação Educacional, que complementem a formação do profissional da educação.