NOTA DE APOIO AOS ESTUDANTES EM GREVE NA UFSC – 12/09/2019

18/09/2019 18:34

O conselho de unidade do CED, reunido extraordinariamente no dia 12 de setembro de 2019, aprovou por unanimidade reiterar os termos apresentados na nota emitida em 11 de setembro de 2019 pelo Colegiado do Curso de Pedagogia e assim manifestar seu apoio aos estudantes do CED e demais discentes da UFSC em greve. Mais que apoio, reconhecemos que a mobilização é legítima e absolutamente necessária em face da gravidade das ações e propostas do Governo Federal para as Instituições Federais de Ensino. A pauta da greve estudantil, com destaque para a reversão dos cortes nas universidades públicas e contra o projeto “Future-se!”, é também uma reivindicação de docentes, pois tais medidas comprometem seriamente a educação superior pública e de qualidade, jogando a Universidade nas mãos da iniciativa privada, dos interesses imediatos do mercado, a uma perspectiva restrita de formação humana, de pesquisa e de ciência. A redução dos gastos com educação básica e superior não se justifica num país que, de um lado, gasta a maior parte de seus recursos no pagamento de uma dívida pública que necessita ser auditada e, de outro, perdoa dívidas altíssimas de grandes empresários, em outras palavras, nos referimos a isenções fiscais. Retirar o apoio estatal à pesquisa e à ciência é condenar nosso país à subalternidade internacional. Os estudantes da UFSC em greve dão aula de cidadania, de democracia e de projeto de Universidade e de país. O futuro pertence a quem luta e aqueles que respeitam, protegem e ampliam os bens coletivos.

Não ao Future-se!

Pela reversão dos Cortes a Instituições Federais de Ensino!

Todo apoio aos estudantes em greve!

Viva a Educação e a Universidade Pública!

Florianópolis, 12 de setembro de 2019